segunda-feira, 10 de março de 2008

Parabéns Cristina Mel, uma das maiores cantoras do Brasil

Hoje, 10 de março, é aniversário de uma das maiores cantoras do Brasil. Maria Bethânia? Não. Elba Ramalho? Menos. Ana Carolina? Tá frio.

Falo de Cristina Mel, cantora gospel com quase 20 anos de carreira. Se não tivesse optado pela música religiosa – da qual é, disparado, a melhor representante – Maria Cristina Mel (sobrenome artístico incorporado na Justiça recentemente) de Almeida seria unanimidade de público e crítica.

Certamente sua voz, de afinação e extensão raras, e sua musicalidade já teriam sido reconhecidas pelos prêmios Shell, Tim e Multishow da vida. Algo que, infelizmente, não acontece na música gospel, dada a pouca quantidade de premiações e a credibilidade duvidosa das que existem.

Conheço Cristina Mel há muitos anos. Ela já era uma referência para mim mesmo quando eu mal sabia o que era a música gospel. Durante os anos de Revista do Nopem, Universo Musical e Universo Gospel, foram vários encontros, entrevistas, bate-papos, desabafos e, é claro, audições de discos que, a despeito do porte das gravadoras pelos quais eram lançados, tinham um carimbo de qualidade.

A última vez que o talento de Cristina Mel me encantou foi em 2007, na gravação de um DVD da Line Records, no Vivo Rio. Lá estava ela no palco em meio a outros artistas da gravadora.

Sem desmerecer os outros, quase todos meus amigos, Cristina Mel era, na verdade, a única ali que merecia esse título. Ela É uma artista, na melhor e mais completa acepção da palavra.

No palco, Cristina Mel não só transmite a Palavra de Deus, objetivo comum de todos do segmento. Ela vai além: sente, transpira, emociona. Como nenhum outro – e aí não falo só dos evangélicos – mostra que a música, como diz o senso comum, não tem fronteiras. A música, na voz de Cristina Mel, é do tamanho do universo. Ela, sim, é um universo musical.

Se você nunca ouviu Cristina Mel cantar, dispa-se de qualquer preconceito e pudor, caso tenha algum. Peça de um amigo, baixe na internet ou encontre algum modo, convencional ou não, de ouvir um de seus discos. Para lhe ajudar, dou a dica do CD e DVD 15 Anos ao Vivo, a cuja gravação, realizada em São Paulo, tive a honra de assistir. Ouça a última faixa, A Mão do Mestre, e deixe-se emocionar.

A você, minha amiga, parabéns pelos 44 anos de puro talento. Serei seu eterno fã.

7 comentários:

Anônimo disse...

assino em baixo, Bin!!

Anônimo disse...

Cristina Mel com certeza tem uma das mais belas vozes do Brasil!! Sem contar, claro, que é benção na vida de muitas pessoas!

Anônimo disse...

q linda homenagem! parabéns mel!!!!!

Anônimo disse...

marcos, tem razão!!! ouvi o último cd dela, "alcanzar tu corazon", e está lindo! ela merece mesmo! parabéns Cristina Mel!!!!!!

ROGERIO UCHOA disse...

COM CERTEZA BIN,CONHECO A CRIS(PARA OS INTIMOS KKK) A MUITO TEMPO ELA FOI UMA BENÇÃO NA MINHA VIDA MINISTERIAL,APRENDI TUDO QUE SEI COM ELA ,OUVINDO SENTINDO,E GRAÇAS A DEUS ELE ME DEU O PRIVILEGIO DE TE-LA COMO AMIGA E CLARO UMA IRMÃ.QUANDO VEM A FORTALEZA ESTAMOS SEMPRE JUNTOS COMVERSANDO RINDO MUITO, FAZENDO AQUELAS ABENCOADAS COMPRAS ETC. ELA SEMPRE FOI E É UM REFERENCIAL NA MINHA VIDA. TENHO UMA GRATIDAO PELA VIDA DELA PELA BOA MUSICA QUE ELA TRASMITE.TE AMO MEL E VC SABE DISSO.ROGERIO UCHOA
WWW.ROGERIOUCHOA.COM.BR

Jeff Moraes disse...

Bin ...Jeff Moraes/Cristina Mel foi descrita em suas belas palavras ,gostaria que muitos tivessem este mesmo prazer que eu tenho ter Cristina Mel como parte especial em sua vida.

Anônimo disse...

Concordo plenamente!