sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Marcelo Nascimento ganha primeiro site

É com orgulho que anuncio a estréia do primeiro site oficial do cantor Marcelo Nascimento: www.marcelonascimento.net.

Tenho alguns motivos para me orgulhar. Alguns deles não tem como pôr em palavras; como diria Djavan, “só eu sei as esquinas por que passei”. Mas a maioria deles dá para compartilhar aqui neste espaço.

Em primeiro lugar, utilizei vários recursos do Flash que conferiram ao site um ritmo bem legal. Cada seção tem uma animação bacana que a antecede, mas nenhuma delas tem mais destaque que o conteúdo. Este, ao meu ver, é o principal mérito não só do site do Marcelo, mas também o do cantor Marcos Góes, outro que foi feito em Flash e estreou ano passado, antes de eu lançar o blog.

Outra coisa bacana dos efeitos é que eles têm uma coerência, uma inter-relação. Um dos recursos que mais utilizei foi o da máscara, que faz textos e imagens ganharem formas geométricas. O objetivo, em todos os casos, foi valorizar o nome do Marcelo e as fotos, que estão muito boas.

Tanto o site do Goes quanto o do Marcelo foram feitos para “caberem” na resolução de 800 x 600 pixels (ainda utilizada por muitas pessoas), sem que haja qualquer tipo de rolagem. Com isso, os espaços ficam reduzidos e a distribuição do conteúdo torna-se mais difícil. Mas acho que, nos dois casos, consegui resolver bem a questão.

No site do Marcelo, duas partes me agradaram de forma especial. Uma delas é a abertura, a primeira coisa a aparecer mas a última a ser feita. A intenção foi criar um certo suspense para a entrada do nome do cantor, que só aparece inteiro na última foto.

Nas imagens também há esse clima, embora isso não esteja tão visível. Repare que somente a quinta e última foto é de frente, com o Marcelo sorrindo, como se desse boas-vindas ao internauta. Acho que esse jogo entre textos e fotos, a forma como eles se misturam e se complementam, ao mesmo tempo resume e adianta o que virá adiante.

A outra “queridinha” é a galeria de fotos, que fica na seção Multimídia. A idéia de fazê-la como um rolo de filme cinematográfico que passa pela tela surgiu totalmente sem querer. Estava eu no Photoshop buscando um efeito para as fotos quando encontrei um filtro bacana que criou essa impressão de negativo. O restante surgiu naturalmente e o resultado superou minhas próprias expectativas.

O site estreou esta semana. Falta somente a Agenda, que o Marcelo está preparando. Convido-o a visitar o espaço virtual e deixar aqui sua opinião.

Para quem não conhece, Marcelo Nascimento é um cantor, compositor e produtor da música gospel, com mais de 10 anos de carreira. Ele pertence a uma família em que praticamente todos são músicos há três ou quatro gerações. Quem não é evangélico provavelmente conhece, no mínimo, dois irmãos de Marcelo: Mattos Nascimento, que já tocou com os Paralamas do Sucesso e se tornou famoso pelo bordão “Oh! Glória” (usado, inclusive, numa campanha política dele), e Rose Nascimento, que forma o trio de cantoras gospel mais populares do Brasil, ao lado de Cassiane e Aline Barros.

O primeiro CD de Marcelo Nascimento, “De Todo Meu Coração”, saiu em 1995, de forma independente. Ao longo dos anos 1990 e 2000, ele lançou vários discos solo e em dupla com o irmão Tuca por diferentes gravadoras, entre elas a MK Music.

A estréia na Line Records, atual gravadora, aconteceu em 2004, com o álbum de regravações “Marcelo Nascimento & Família” – na verdade, um disco gravado de forma independente que depois foi comprado e relançado pela Line. O CD incluía o maior sucesso de Marcelo, “Um Milagre em Jericó”, numa versão em dueto com Mattos, uma de suas maiores influências.

No final de 2007, o cantor lançou o CD “Por Mim”, com 14 músicas inéditas. Sou suspeito para falar, pois Marcelo é meu cliente e amigo e eu não conheço toda a sua discografia. Mas, ainda assim, me arrisco a dizer que “Por Mim” é um de seus melhores trabalhos.

A influência de Mattos é percebida logo na música inicial, “A Vitória é Minha”, e segue ao longo do disco, principalmente pelo teor evangelístico das canções. A quinta faixa, “Teu Encontro”, é uma verdadeira obra-prima de Marcelo, que faz belo dueto com o sobrinho Douglas. A melodia também é linda, em tom acústico e com toques flamencos.

Mas a grande surpresa é “A Vitória é Tua”, um reggae irresistível. Destaco ainda as baladas “Volta Correndo” e “Só Mesmo por Amor” e as agitadas “Renova as Nossas Vidas” e “Paz Real”.

Parabéns a Marcelo pelo CD e, por que não, pelo site!

Um comentário:

Philipe Daniel disse...

Muito bacana o Site... Parabens Bin e Marcelo pela parceria!
E quanto ao cd, realmente "Por mim" é um dos melhores discos do Marcelo, como tbm nao conheço a discografia completa, não posso dizer que é o melhor, mas pela Line com certeza!!